fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Copel acaba de renovar por 30 anos as concessões de geração de energia elétrica das Usinas Hidrelétricas Foz do Areia, Segredo e Salto Caxias, com um valor total de outorga de aproximadamente R$ 4,1 bilhões, que será pago em até 20 dias. Somadas, as três hidrelétricas representam 64% da capacidade instalada de geração de energia elétrica da Copel.
Localizadas no Rio Iguaçu, no Paraná, as três usinas têm uma capacidade instalada de geração de 4.175 MW, garantindo ainda mais sustentabilidade e segurança para o fornecimento de energia no estado.
Para o governador do estado, Ratinho Junior, as três usinas são muito importantes para o crescimento econômico e social do Estado. E, segundo ele, esta renovação garante a manutenção deste ativo de mais de 4 mil megawatts de potência, que são fundamentais para dar seguimento à expansão econômica que o Paraná vem registrando.
Usinas
Juntas, as três usinas têm capacidade instalada total de 4.175 MW. A maior delas, a Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, conhecida como Foz do Areia, tem capacidade de 1.676 megawatts.
As outras duas, a Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, conhecida como Segredo, e a Usina Hidrelétrica Governador José Richa, conhecida como Salto Caxias, têm capacidades de 1.260 MW e 1.240 MW, respectivamente.
Com as renovações, as capacidades das hidrelétricas poderão ser ampliadas em leilões de capacidades que serão promovidos pela Aneel. Foz de Areia, por exemplo, poderá chegar a 2.536 MW. Já para a usina de Segredo, existem estudos para que ela possa praticamente dobrar de capacidade, chegando a 2.526 MW.
Copel quer Foz do Areia no leilão de capacidade, mas vê certame só em 2025