fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, admitiu nesta terça-feira (19\11) que há alguns sinais, como o aumento das chuvas e a redução do Preço de Liquidação das Diferenças, indicando a possibilidade de bandeira tarifária verde para dezembro. Ele ponderou, no entanto, que é preciso esperar o fim do mês de novembro para confirmar a tendência.
“Esses indicativos nos dão uma boa tendência. O resto é torcida. Eu também torço para que a bandeira seja verde e que ela fique verde durante muito tempo,” afirmou em conversa com jornalistas.
Segundo Feitosa, há, efetivamente, uma melhora nas condições hidrológicas e uma redução no preço da energia no mercado de curto prazo (PLD), duas componentes que têm um grande impacto na formação da bandeira.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já expressou em entrevista a expectativa de que a bandeira passe de amarela em novembro para verde (sem custo adicional para o consumidor) no mês que vem.
O Ministério da Fazenda reforçou a expectativa nesta segunda-feira, 18, durante entrevista coletiva do Boletim Macrofiscal. O ministério revisou a previsão de inflação para cima, de 4,25% para 4,4%, ainda dentro do teto da meta, enquanto o mercado financeiro projeta uma inflação de 4,64% no final do ano. A diferença entres os números é explicada pela aposta da equipe econômica em relação à bandeira.