fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Nextracker, em parceria com o Instituto de Tecnologia (FIT), deu um passo significativo na inovação do setor solar ao expandir seu centro de excelência solar em Sorocaba, São Paulo. Com um aumento de 30% na área de operação, o centro agora ocupa 46.000 m², tornando-se um hub de pesquisa e desenvolvimento de ponta.
O centro será dedicado a áreas como desempenho, geração de energia, AgriPV e novas tecnologias, o espaço é crucial para o avanço de soluções inovadoras que atendem ao mercado global. Além disso, o centro oferece treinamento especializado para capacitar os profissionais do futuro, consolidando a Nextracker como líder na transformação da energia solar.
“A expansão do centro de excelência solar reforça nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções que otimizam a geração de energia solar, contribuindo para a descarbonização e o avanço tecnológico do setor”, disse o diretor sênior de vendas da Nextracker, Nelson Falcão.
O centro abriga áreas dedicadas ao avanço da tecnologia de rastreio solar para acelerar ainda mais a transição energética. As instalações contam com laboratórios de última geração que abrangem todo o ciclo de vida do projeto.
Em 2024, a Nextracker alcançou mais de 15GW de projetos operacionais e em execução na América Latina, e já entregou mais de 100GW de projetos globalmente. Os projetos desenvolvidos no centro de excelência solar têm sido essenciais para fornecer a mais avançada tecnologia utilizada pelas maiores empresas de energia limpa do planeta atualmente. A companhia conta com mais de 600 patentes registradas, em todo o mundo.
Em 2024, a Nextracker alcançou mais de mais de 15GW de projetos operacionais e em execução na América Latina, totalizando mais de 100GW entregues globalmente. Os projetos desenvolvidos em seu centro de excelência solar têm sido fundamentais para fornecer as tecnologias mais avançadas.
E para apoiar iniciativas de energia renovável globalmente, a Nextracker possui três centros de P&D, localizados nos Estados Unidos, Índia e Brasil. Inaugurado em 2022, a o centro de excelência solar brasileiro foi a primeiro a ser montado pela companhia e já capacitou mais de 300 profissionais do setor solar, somando mais de 5.600 horas de cursos e treinamentos realizados. Entre eles, destaque para cursos que abordam melhores práticas de instalação solar, de segurança e de O&M; comissionamento; resolução de problemas em terrenos; entre outros.
AgriPV
No centro de excelência solar, a companhia desenvolveu o AgriPV, uma solução que aprimora as práticas agrícolas e preserva a biodiversidade. Utilizando o rastreador solar NX Horizon ou NX Horizon XTR que é adaptado ao relevo do terreno, foi gerada uma abordagem de leve impacto no solo, permitindo que as práticas agrícolas pudessem ser realizadas sem impacto na geração de energia solar e danos aos módulos e demais equipamentos solares.
“Queremos apoiar a comunidade agrícola e práticas de agricultura sustentável para que os agricultores possam preservar suas terras por gerações, enquanto as utilizam para produzir energia limpa”, explicou o diretor geral da Nextracker, Henrique Rodrigues.