Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Voltalia fechou um contrato com a japonesa TODA para a Operação & Manutenção e gestão de ativos do parque eólico Casqueira (RN – 90 MW), localizado entre os municípios de Areia Branca e Serra do Mel. O acordo tem duração de 10 anos e prevê a operação remota e manutenção preventiva e corretiva do BOP (balanço da usina) do complexo, que têm quase 90 MW de capacidade instalada. O escopo inclui a operação da infraestrutura elétrica, com garantia de disponibilidade operacional de 99%, além de manutenções preventivas e corretivas e gestão de ativos, assegurando eficiência e comunicação integrada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Em 2021, as empresas já haviam firmado um contrato de O&M e Gestão de Ativos para o Parque Eólico Toda Energia do Brasil, em Areia Branca. Com essa expansão, a companhia francesa alcança 3,7 GW em operações de O&M para terceiros.

O novo contrato fortalece a parceria estratégica com a empresa, que já havia sido consolidada com a gestão da construção do parque eólico. Agora, a Voltalia assumirá a operação e manutenção do projeto.

De acordo com Nicolas Thouverez, CEO da Voltalia no Brasil, o novo contrato com a TODA reforça a confiança mútua construída ao longo dos anos. Segundo ele, a experiência na construção de Casqueira dá uma posição privilegiada para garantir uma operação eficiente e segura, assegurando altos níveis de disponibilidade.