Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, em Americana (SP), que é administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, dá um passo importante em busca de mais autonomia no fornecimento de energia e inova com a instalação do sistema armazenamento energético por baterias, o BESS (Battery Energy Storage System), que garante mais segurança e reduz os custos operacionais.

Implementado pela Matrix Energia, o projeto inclui também a inserção da instituição no Mercado Livre de Energia, onde empresas e hospitais podem negociar diretamente com fornecedores para diminuir os custos de energia. A combinação do mercado livre com o sistema de armazenamento de baterias resultará em uma economia de até 20% na conta de luz da instituição. A instalação completa do sistema está prevista para o início de 2025.

A implantação e operação do sistema BESS será totalmente gerenciada pela Matrix Energia, sem que sejam necessários investimentos por parte da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes ou do Hospital Municipal de Americana. O sistema poderá garantir até 3 horas de autonomia energética em caso de interrupções no fornecimento. Além disso, em situações de maior gravidade, onde o problema na rede elétrica local se prolongue, também é possível gerenciar o uso do equipamento para manter áreas críticas, como as UTIs, operando por mais tempo.

 

Matrix Energia anuncia Wilson Ferreira Jr na presidência do Conselho