Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou um ofício solicitando que a Aneel avalie a liberação do bônus de Itaipu de 2023 para alívio das tarifas dos consumidores de energia elétrica, com reflexo na capacidade de pagamento das famílias e no controle da inflação através da revisão das bandeiras. O valor em questão é de R$ 1,3 bilhão.

Na carta enviada para o diretor-geral, Sandoval Feitosa, a qual o CanalEnergia teve acesso, Silveira ressalta a configuração do período úmido e melhora no nível de armazenamento dos reservatórios, em especial nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que congregam 70% da capacidade de armazenamento do país. E a importância da definição de valores equilibrados para as bandeiras tarifárias, emitindo os sinais adequados para reação da demanda.

Ele também salienta que valores, ou mesmo acionamentos inadequados possuem repercussão na inflação brasileiro, considerando o aumento tarifário proporcionado pela sua aplicação. A título de exemplo, em outubro de 2024, o subitem que mais influenciou o IPCA foi a energia elétrica, dentro do grupo “habitação”, com contribuição de 0,20% na inflação total medida de 0,56%.