Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Engie Brasil foi reconhecida pelo Pacto Global da ONU por auxiliar seus fornecedores a desenvolverem suas próprias jornadas de descarbonização, na categoria Guardiões Pelo Clima. O objetivo da aprovação é dar visibilidade e promover as ações dentro de cada uma das temáticas das iniciativas dos Movimentos da estratégia Ambição 2030 da entidade, ligados à área de Meio Ambiente: + Água, Ambição Net Zero e Conexão Circular.

O Programa de Descarbonização de Fornecedores da companhia é voltado à redução da emissão de gases de efeito estufa da cadeia de valor corporativo e pretende engajar 100% dos principais fornecedores, correspondendo a cerca de 80% das emissões de Escopo 3. A ideia é que consigam contabilizar suas emissões e definam iniciativas e metas de descarbonização e mitigação até 2030.

A estimativa é que haja a redução superior a 100 mil tCO2e, o que corresponde a mais de 20% das emissões totais da Engie, que em 2024 contou com a participação de 39 fornecedores mapeados e que passaram pelo Diagnóstico de Maturidade. Neste primeiro ano de lançamento, mais de 58% dos colaboradores elegíveis aderiram a iniciativa e já estão desfrutando dos benefícios, tais como capacitações, treinamentos e instruções e suporte para contabilização de suas emissões por meio da plataforma Descarbonize.

Foram escolhidas boas práticas em diferentes categorias: Guardiões pela Água, divididos nas categorias Resiliência Hídrica e Saneamento Básico; Guardiões pelo Clima, nas categorias Descarbonização de Companhias (Grandes Empresas) e Descarbonização de Pequenas e Médias Empresas; e Guardiões Conexão Circular nas categorias Gestão de Resíduos e Economia Circular.