fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O programa CPFL e RGE nos Hospitais já evitou a emissão de mais 6 mil toneladas de CO2 na atmosfera entre novembro de 2019 e agosto de 2024. Desde sua criação, o programa tem direcionado investimentos que ultrapassam R$ 279 milhões em diversas ações voltadas para hospitais públicos nas cidades atendidas pelas empresas do Grupo CPFL.
E desde o início da segunda fase do programa, em 2022, até agosto deste ano, foram beneficiadas 175 instituições públicas de saúde das cidades atendidas pelas distribuidoras do Grupo CPFL – CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE -, com a instalação de usinas fotovoltaicas, substituição de lâmpadas por tecnologia LED, usinas de oxigênio e centrais de refrigeração eficientes, num investimento total que supera a marca dos R$ 124,4 milhões.
O programa já foi premiado pela ONU como exemplo de boa prática ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além do impacto evitado ao meio ambiente, as ações também permitiram economia de energia total de mais de 19,2 GWh ao ano, se somada a eficiência obtida em todos os hospitais beneficiados. Esses ganhos são resultado direto dos projetos de geração solar, além da troca de equipamentos e peças dos sistemas elétricos por novas tecnologias. Mais de 12 mil lâmpadas antigas foram trocadas por LED, por exemplo, que possui melhor potência e maior durabilidade, com taxa de economia de 80%, quando comparada a uma lâmpada incandescente.
Fazem parte da lista dos hospitais atendidos instituições como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, a Santa Casa de Vinhedo, Hospital de Amor, em Barretos, a Santa Casa de Sorocaba, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, entre outras. Desde que foi iniciado, o programa já beneficiou mais de 300 cidades, num total de 498 hospitais e unidades de saúde que tiveram seus sistemas elétricos modernizados.