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A Wärtsilä faz parte de um novo projeto de pesquisa que explora tecnologia inovadora para motores mais limpos e com maior eficiência energética utilizando um ciclo de combustão em circuito fechado. A pesquisa se concentrará no uso do gás não tóxico argônio para aumentar a eficiência de motores de balanceamento. O projeto de coinovação é executado pelo consórcio Integrated Hydrogen-Argon Power Cycle, liderado pela Universidade de Vaasa, em parceria com a Business Finland e uma ampla rede de parceiros.
No ciclo de potência de argônio, o ar, que normalmente é usado para queimar o combustível em um motor de combustão interna, agora é substituído por argônio e oxigênio. A pesquisa se concentra em ampliar o ciclo de potência de argônio para motores de velocidade média com recuperação total de argônio. O argônio permitiria uma eficiência termodinâmica consideravelmente maior devido às suas propriedades.
Ao usar hidrogênio, oxigênio e argônio como entrada, o único produto do processo é água e o argônio inerte. O gás é reciclado do escapamento para a entrada, formando um ciclo de combustão em circuito fechado. O hidrogênio e oxigênio, as únicas entradas no Ciclo de Energia de Hidrogênio-Argônio integrado, são ambos produtos da eletrólise, o que aumenta a eficiência geral do processo de energia para hidrogênio.
De acordo com Rasmus Teir, Diretor de Sustentabilidade e Conceitos de Plantas Futuras na Wärtsilä Energy, a ambição deve ser inovar continuamente soluções que melhorem ainda mais a acessibilidade e a sustentabilidade. Segundo ele, o ciclo de energia de argônio é uma tecnologia inovadora que tem o potencial de impactar esses fatores positivamente.
Os motores de balanceamento são um componente vital da transição para sistemas de energia renovável, fornecendo energia essencial para equilibrar a energia eólica e solar intermitente e garantir a estabilidade da rede. Os motores mais eficientes funcionam com gás hoje, mas estão prontos para serem convertidos em combustíveis sustentáveis, como hidrogênio, quando estiverem disponíveis em escala. Com a produção de combustível sustentável prevista para atingir 38 milhões de toneladas até 2030, espera-se que essa transição seja possível na próxima década.
O projeto de três anos faz parte do programa Wide and Intelligent Sustainable Energy, liderado pela Wärtsilä e financiado pela Business Finland, a agência governamental oficial para comércio, promoção de investimentos e financiamento de inovação. Os parceiros do projeto iHAPC são a Universidade de Vaasa, a Universidade de Oulu, o Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia, a Parker Hannifin Manufacturing Finland Oy, a Vahterus Oy, a Vaisala Oyj e a TotalEnergies.