fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A modernização da Hidrelétrica São Simão, operada pela SPIC Brasil, alcançou um importante marco com a conclusão antecipada da modernização do vertedouro, que foi finalizada aproximadamente 40 dias antes do previsto no cronograma. A obra, sob responsabilidade da Andritz, integra um investimento superior a R$ 1,2 bilhão na modernização da usina, com o objetivo de aumentar sua eficiência e confiabilidade, garantindo sua operação por mais 30 anos.
No dia 6 de novembro, foi realizada uma manobra de vertimento nas comportas, estruturas utilizadas na operação dos níveis do reservatório, já totalmente modernizadas. E a modernização do vertedouro (Pacote 3), não só aumentou a vida útil das comportas radiais reformadas e modernizadas, como também aprimorou a segurança operacional do vertedouro e da tomada d’água. As melhorias incluíram a instalação de unidades hidráulicas adicionais e redundantes, além de avançados sistemas digitais de supervisão e controle, que garantem maior eficiência e confiabilidade no funcionamento.
Um dos pontos de destaque da modernização é que os projetos foram desenvolvidos utilizando a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que é um diferencial inovador em modernizações de usinas hidrelétricas, processo que permite maior eficiência nas análises de engenharia e no planejamento executivo.
O Pacote 3 foi concluído sem registro de acidentes, fato ainda mais notável considerando o alto volume de atividades realizadas e o nível de complexidade envolvido. A modernização das comportas radiais do vertedouro incluiu operações críticas, como trabalhos em altura, içamento de cargas e montagem e desmontagem de andaimes. Esse resultado reflete o compromisso com protocolos rigorosos de segurança e a eficácia das medidas preventivas implementadas durante a obra.
No total, a modernização da UHE São Simão está dividida em sete pacotes, com cinco em andamento ou já concluídos, e outros dois previstos para iniciar no próximo ano. Até o momento, fazem parte dos fornecedores da obra a Gevisa (Pacote 1), WEG (Pacote 2), Andritz (Pacote 3), Tractebel (Pacote 4) e consórcio GE/Powerchina (Pacote 5).
SPIC Brasil investe R$ 1,2 bilhão na modernização da UHE São Simão