fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Combio Energia e a Rhodia, acompanhadas pela comissão real da Bélgica liderada pela Princesa Astrid, assinaram um contrato com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes. A parceria visa a descarbonização industrial, com um projeto de R$ 275 milhões para a construção de uma unidade de geração de energia térmica renovável a partir de biomassa, gerando novos empregos na região.
A nova planta será instalada pela Combio junto à Rhodia no município de Paulínia (SP), com alta eficiência para produzir 125 toneladas de vapor por hora a partir da queima de um mix de bagaço de cana-de-açúcar e cavaco de madeira, combustíveis renováveis provenientes de fontes agrícolas e florestais. A tecnologia permite substituir a queima de combustíveis fósseis por biomassa para geração de energia térmica limpa, promovendo a descarbonização da indústria.
Com o início das obras programado para o segundo trimestre de 2025 e início da operação previsto para março de 2027, a planta é projetada para reduzir cerca de 165 mil toneladas de emissões de CO₂ por ano. Além do impacto ambiental, o projeto também beneficiará a economia local, com a criação de mais de 250 postos de trabalho no pico das obras e uma equipe operacional permanente de aproximadamente 30 pessoas.