fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
As expectativas se confirmaram, a bandeira tarifária para o mês de dezembro voltou a ser verde. O anúncio foi confirmado há pouco pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta sexta-feira, 29 de novembro. De acordo com a agência reguladora houve a expressiva melhora das condições de geração. Com isso, deixa de ser cobrada a taxa extra a cada 100 kWh.
Segundo a agência reguladora, nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de termelétricas.
Em nota à imprensa, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou que o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia.
A bandeira vigorou em verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro.
Com as bandeiras tarifárias, sistema criado pela ANEEL em 2015, o consumidor ganha um papel mais ativo na gestão de seu consumo de energia elétrica, ao conhecer previamente as condições e o custo de geração no País. O sistema reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Saiba Mais:
Sinais indicam possibilidade de bandeira verde em dezembro, diz Feitosa