fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Tempo OK prevê níveis de chuva acumulados acima da média entre o Sudeste, parte do Centro-Oeste e em algumas áreas da região Sul em dezembro, seguindo as características observadas desde a segunda metade de outubro. Entre os estados mais afetados com pancadas frequentes e volumes elevados estão o norte do Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Mato Grosso do Sul. E na metade norte do país, o período será de chuvas irregulares e temperaturas mais elevadas.
A partir do dia 20, os corredores de umidade terão mais facilidade em se formar no Centro-Norte, o que favorece chuvas com maiores acumulados no restante do Sudeste e do Centro-Oeste, aponta a empresa. E que mesmo com o aumento das chuvas nos últimos dez dias de dezembro, os acumulados nessas áreas devem ficar em torno da média, não superando o normal para dezembro, justamente pelo predomínio de tempo mais firme e chuvas irregulares nos primeiros 20 dias.
O grande destaque em relação às temperaturas em dezembro é o período entre os dias 8 e 20, devido à presença de uma massa de ar seco entre o Sudeste, o Centro-Oeste e o interior do Nordeste. A previsão é de um tempo mais seco e baixa umidade relativa do ar, principalmente no interior do país. Após o dia 20, a massa de ar seco perde força e as instabilidades conseguem avançar, favorecendo o aumento da nebulosidade e da chuva, diminuindo também a temperatura nos últimos dias do mês.
Com relação à temperatura mínima, o excesso de nebulosidade no centro-sul do Brasil, na primeira metade do mês, vai deixar as temperaturas mínimas mais altas do que a média para esta época do ano, especialmente em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Será possível observar também anomalias de temperaturas bem positivas em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo, muito provavelmente, referente aos dias muito quentes que devem acontecer entre a segunda e a terceira semana do mês.
Para o período entre o Natal e o Ano Novo, embora ainda estejam distantes para análises meteorológicas mais precisas, a tendência indica uma grande possibilidade de chuva no Centro-Norte do país.
Saiba Mais:
Chuvas no verão devem garantir recuperação dos reservatórios, prevê Climatempo