Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica deu aval, em reunião da diretoria, realizada nesta terça-feira, 3 de dezembro, à abertura de Consulta Pública com objetivo de aperfeiçoar Resolução Normativa que veda a participação de partes relacionadas nos processos licitatórios promovidos por distribuidoras com mercado inferior a 700 GWh/ano. As contribuições poderão ser enviadas para o e-mail cp033_2024@aneel.gov.br entre 5 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025.

De acordo com a agência, a mudança tem objetivo de reforçar os princípios de isonomia e transparência, já que a participação de partes relacionadas nos dois polos dos processos licitatórios realizados por distribuidoras traz riscos de conflitos de interesse, comprometendo a credibilidade dos certames.

A Consulta também sugere o reenquadramento de Contratos de Comercialização de Energia com Agente Supridor do procedimento de homologação para o de registro, com alteração do Submódulo 11.1 dos Procedimentos de Regulação Tarifária. Com isso, custos regulatórios poderão ser minimizados com a redução de exigências.

Os documentos relacionados à consulta CP033/2024 ficarão disponíveis para análise aqui.