Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Brasol irá investir R$ 80 milhões em subestações e linhas de transmissão para uma das maiores fazendas do Brasil, situada na região do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O projeto, desenvolvido sob o modelo Energy As a Service (EaaS), visa atender à crescente demanda de energia nas áreas rurais e promete transformar a infraestrutura energética da região.

Este é o segundo investimento da Brasol no modelo EaaS, que oferece soluções de energia renovável sem exigir altos investimentos iniciais dos clientes. E o projeto será implementado em quatro etapas: construção de uma subestação rebaixadora de 138 kV com capacidade de 20/25 MVA, instalação de uma subestação de seccionamento de 138 kV, construção de 31 km de linha de subtransmissão de alta tensão e uma rede de média tensão de 12 km operando a 34,5 kV. A energização está prevista para 2026.

Com capacidade para suprir as necessidades de bombeamento e irrigação em uma área de 15 mil hectares dedicada à produção de algodão, grãos e outros produtos agrícolas, a nova infraestrutura será capaz de suportar demandas até 10 vezes superiores às de um grande shopping em São Paulo. Além do impacto agrícola, o projeto terá um efeito positivo na economia local, gerando empregos diretos e indiretos, tanto durante a construção quanto com o aumento da produtividade das fazendas e áreas vizinhas.