Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Aneel aprovou o resultado dos reajustes tarifário anuais da Energisa Rondônia (ERO) e CEA Equatorial, ambos vigorar a partir desta sexta-feira, 13 de dezembro. A primeira conduz a um efeito médio de 3,03% para cerca de 700 mil consumidores, sendo 5% para a alta tensão e 2,55% na baixa tensão. A variação para consumidores residenciais B1 ficou em 2,60%.

Já na concessionária do Amapá, o efeito médio para mais de 270 mil clientes será de 13,70%, sendo 15,56% para alta tensão e 15,28% para baixa tensão. Consumidores residenciais B1 terão impacto de 13,67%. Custos com compra de energia, atividades de distribuição e a retirada de componentes financeiros de processo tarifário anterior foram os fatores que mais contribuíram para os índices de reajuste.

Novas tarifas para permissionárias 

Na reunião da diretoria nessa terça-feira, 10 de dezembro, também foram aprovadas novas tarifas para três permissionárias que fazem aniversário contratual em 22 dezembro. São elas: Cooperativa de Eletricidade Praia Grande (Ceprag), Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul) e Cooperativa Regional de Distribuição de Energia do Litoral Norte (Coopernorte). No quadro abaixo, os respectivos valores:

Com relação aos fatores que mais impactaram nos resultados, destaque para os custos de transporte (1,72%), sendo 3,53% para Coopersul e 2,28% de variação para a Coopernorte, em razão da redução das tarifas de conexão a distribuição. A retirada de efeitos financeiros do ano anterior e alteração dos descontos na tarifa também contribuíram para os reajustes.