fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Brasil alcançou um recorde na geração de energia eólica no último dia 3 de novembro, às 23h. Na data foi registrado um recorde de “geração média horária”, atingindo 23.699 megawatts médios (MWmed). Já no dia 4 de novembro, um novo recorde foi alcançado, desta vez de “geração média diária”, com 18.976 MWmed. Esses resultados destacam o avanço da energia eólica como uma fonte essencial para a matriz energética do país.
De acordo com o MME, o desempenho foi impulsionado por condições meteorológicas favoráveis e pela expansão da infraestrutura de parques eólicos, especialmente no Nordeste, região responsável pela maior parte do crescimento no Brasil.
Atualmente, a capacidade instalada total de usinas eólicas no Brasil é próxima de 33 mil megawatts (MW), representando cerca de 13,5% da matriz elétrica nacional, conforme dados do Sistema de Informações de Geração (SIGA), da Aneel, também disponibilizados no site do Ministério de Minas e Energia por meio dos Boletins Mensais de Monitoramento do Sistema Elétrico.