fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Auren Energia registrou que 66% das negociações na plataforma de créditos de carbono foram realizadas por pessoas físicas entre os meses de janeiro a setembro. As vendas para pessoas jurídicas representaram 34% do volume. O portal foi lançado no início do ano e vem atraindo interesse de clientes globais. De acordo com dados da ferramenta, 50% das negociações foram realizadas no Brasil e a outra parcela está dividida entre os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França e Portugal.
Ao avaliar os usuários no território nacional, 40% das vendas ocorreram em São Paulo, 20% no Rio de Janeiro, 10% Belo Horizonte e as demais foram para os estados de Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Fortaleza.
Atenta a alta demanda de pessoas físicas no site, a Auren desenvolveu uma calculadora online que avalia o total de CO2 emitidos a partir dos hábitos cotidianos e permite a compensação, por meio da aquisição de créditos de carbono. Ao acessar o portal, o usuário é direcionado para uma pesquisa de comportamento listada em 12 questões, que avalia a frequência do consumo de eletricidade, gás, compras, meios de locomoção, troca de aparelhos eletrônicos, práticas de reciclagem etc. Em seguida, um fator de conversão aponta a pegada de carbono, com base na metodologia do GHG Protocol, uma ferramenta global que orienta empresas na contabilização dos Gases de Efeito Estufa.
De acordo com a empresa, o instrumento indica quantas toneladas de carbono foram emitidas e identifica quais atividades geraram o maior volume de CO2. O sistema ainda projeta o comparativo do impacto individual dentro do recorte nacional e global no mesmo período para ilustrar como o resultado das práticas singulares afetam o planeta. Em média, um cidadão adulto emite entre 3 e 4 tornadas de carbono por ano.
Para minimizar as consequências climáticas, o usuário pode escolher como deseja compensar as emissões, optando pela aquisição de créditos de carbono de projetos de energia renovável ou florestal da Auren Energia. O site oferece a alternativa de pagamento via pix ou cartão de crédito com parcelamento.