fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Alupar anunciou na última quinta-feira, 12 de dezembro, que irá investir R$ 8,1 bilhões até 2028. De acordo com o CEO da companha, Paulo Godoy, o ciclo é o maior da história da companhia. Os investimentos serão demandados por nove ativos no exterior e três no Brasil, somando 12 ativos.
De 2016 a 2023, foram investidos R$ 8 bilhões, o que mostra a pujança do ciclo iniciado em 2024. Desse total, mais da metade dos investimentos será fora do Brasil. Para José Luiz Godoy, CFO da Alupar, ter a receita em dólar é uma diversificação importante para a companhia, em um momento de depreciação do real. “Isso dá uma estabilidade maior no fluxo de caixa”, explica.
A receita da transmissão da Alupar crescerá, indo de 78,8% para 82,6%. Na geração, haverá uma queda de 21,2% para 17,4%.
Sobre a recompra de ações anunciada esta semana, Paulo Godoy frisou que a operação é uma ótima alocação de capital. “Mantendo a condição de mercado, será uma boa estratégia”, observa.
Paulo Godoy salientou que o novo ciclo terá foco total na transmissão. Ele contou ainda que atualmente são 1.100 colaboradores e nos próximos ciclo o número chegará a 1.300. O pico dos investimentos nos próximos anos levará a Alupar a ter 12 mil terceirizados, o que demandará uma estrutura de gestão especial. “Teremos programas de formação de pessoas”, avisa.