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A multinacional suíça ABB adotou um novo posicionamento da marca com foco em reforçar sua atuação no processo de transição energética. Esse movimento ocorre com a chegada do novo CEO global da companhia, Morten Wierod. A empresa quer aproveitar a onda de descarbonização de seus clientes no mundo e sustentar a próxima fase do desenvolvimento atuando em eletrificação e automação após seu período de transformação em uma empresa voltada à tecnologia.

De acordo com o country holding officer da ABB Brasil, Luciano Nassif, as megatendências globais foram fundamentais para a companhia assumir essa nova forma de atuar e estar alinhada a essas questões. Ele lista o avanço da matriz energética global com as fontes renováveis e o hidrogênio verde, que é uma grande promessa, principalmente aqui no Brasil. O segundo ponto é a busca cada vez maior pela eficiência energética, inclusive esse é um ponto que – ao lado do investimento em fontes renováveis – é indicado como o caminho para o net zero em 2050.

“A eficiência energética está no centro da busca pela competitividade econômica. O objetivo é a redução dos custos operacionais por parte das empresas que assim reduzem também as emissões de gases”, destacou o executivo.

Ele cita ainda o envelhecimento da população e redução da taxa de natalidade global, que vai reduzir a disponibilidade de mão de obra e, portanto, aumenta a necessidade de se produzir mais com menos, e isso é um fenômeno não apenas de países desenvolvidos, mas em desenvolvimento também. E por fim, há a eletrificação que é, em suas palavras, “indispensável no processo de descarbonização”.

Esse último ponto citado está no foco da ABB de forma mais incisiva quando se olha o setor de transportes com veículos elétricos na chamada última milha de entrega, que envolve caminhões para entregas na cidade, transporte público eletrificado e até mesmo os veículos particulares com os carregadores que fornece. Há ainda outras aplicações junto à indústria, comércio e até mesmo a residencial uma vez que há o avanço da MMGD e sistemas com baterias.

O novo posicionamento da marca gira em torno da palavra “Outrun” e seu significado consiste em duas partes: manter os parceiros da ABB operando consistentemente em alto desempenho e, ao mesmo tempo, ajudá-los a operar de forma mais produtiva e eficiente.

O novo slogan da ABB será “Engineered to Outrun”, que substitui “Vamos escrever o futuro. Juntos”.

Nassif destaca que a empresa quer usar esse apelo para ressaltar sua atuação junto ao público de interesse. Entre as indústrias que se destacam nesse momento estão Data Centers e clientes industriais onde a energia é peça chave da operação. Ele ressalta que o uso de Inteligência Artificial está no centro dos desenvolvimentos da companhia, inclusive com o registro de patentes.

Contudo, a estratégia de atuação é mantida. Há a busca por crescimento orgânico, mas também por meio de aquisições de pequenas e médias empresas cujo foco é complementar o portfolio de produtos. Essa é uma estratégia global, assim como parcerias feitas com Microsoft, Samsung e Komatsu em mineração para levar mais eletrificação a grandes caminhões nessa atividade.