Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Copel concluiu a instalação de 65% de uma nova rede de transmissão de dados entre usinas, subestações, redes de energia e os milhares de equipamentos que as interligam aos dois centros de operações da companhia e permitem operações automáticas. Ao longo de 2025 será instalada a aparelhagem de telecomunicações, visando alcançar 260 estações, por meio de um investimento de R$ 51,5 milhões.

As 170 estações que já receberam a nova infraestrutura conectam a rede de fibra óptica que interliga as subestações de energia da empresa. É uma rede exclusiva que garante tráfego de dados em alta velocidade e com redundância, conferindo segurança para a operação remota dos equipamentos automatizados nos diferentes ativos.

A Copel afirma já contar com 100% das subestações automatizadas, operadas à distância. Além disso, há 9 mil equipamentos de automação instalados ao longo de mais de 200 mil km de redes de distribuição, além dos dispositivos operando nas usinas e nos mais de 9,7 mil km de linhas de transmissão. Na prática, mais automação significa desligamentos mais curtos e energia mais confiável.

Desde 2021, a informação repassada de maneira remota e em tempo real começou a ser oferecida para o cliente no nível individual de atendimento, com a implementação de medidores inteligentes em cada unidade consumidora. A modernização já conecta um milhão de imóveis diretamente com o centro de operações, dando maior agilidade aos serviços e reduzindo as interrupções.

Para implementar essa rede própria, a companhia também está investindo em softwares, proporcionando a interface necessária com os sistemas em uso nas instalações da empresa no Paraná, como também em outros estados em que possui ativos de transmissão e geração de energia. Além disso, garantirá uma camada adicional de segurança cibernética, pois todos os ativos estarão conectados a uma rede controlada internamente.