fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Superintendência de Manutenção da Itaipu ganhou um reforço na última sexta-feira, 13 de dezembro, com a inauguração da nova Unidade de Proteção Anticorrosiva e Carpintaria (Upac), uma instalação que apoia as manutenções periódicas da usina hidrelétrica. Na mesma ocasião, foi inaugurado o escritório da Hidrologia de Campo, que passou por uma grande reforma.
Segundo Itaipu, o prédio da Upac tem quase 2 mil metros quadrados de área e vai concentrar as atividades de dois setores da Divisão de Manutenção Civil e Industrial, da Itaipu. As atividades de proteção anticorrosiva são feitas por meio de pintura industrial das peças e equipamentos, o que garante uma maior vida útil das instalações de Itaipu. Até então, essa atividade era feita num edifício construído há 30 anos em um local menos apropriado.
Já o setor de Carpintaria fabrica os dispositivos de madeira que auxiliam nas atividades de manutenção, como as plataformas instaladas sob as rodas das turbinas para que sejam feitas as inspeções programadas e a manutenção desses componentes. Este setor ficava na cota 108, da Casa de Força da Itaipu, gerando inconvenientes para a manutenção. Agora, as duas atividades ganham casa nova.
O prédio é dividido em um grande galpão principal com áreas de pintura com um sistema de filtragem por exaustão, que recolhe do ar as partículas de tinta, não deixando ela serem jogadas no meio ambiente. Em outra área, uma estufa com sistema de aquecimento permite que seja feita a pintura mesmo em dias úmidos, de chuva. Em outra cabine, é feito o jateamento das peças com granalha de aço. Já setor de carpintaria ganhou um espaço próprio com todo o maquinário para trabalhar as madeiras.