Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Entrou em operação nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a Linha de Transmissão (LT) que liga Rio Branco (AC) aos municípios de Feijó (AC) e Cruzeiro do Sul (AC). A LT faz parte do programa Energias da Amazônia, que tem como principal objetivo reduzir a dependência de geração de energia a partir de óleo diesel na região amazônica. A dependência do diesel tem despesas estimadas em R$ 240 milhões por ano. O uso de combustíveis fósseis em geradores também contribui para a emissão de gases poluentes e para o impacto ambiental na região.

Nos últimos dias, testes na LT foram realizados para avaliar a integridade e confiabilidade, que permitiu a conexão de Cruzeiro do Sul ao Sistema Interligado Nacional. A integração representa um marco para o Acre, em especial para Cruzeiro do Sul, que passará a contar com maior segurança elétrica e uma solução mais limpa e econômica. A cidade é a segunda maior do estado, com uma população de aproximadamente 90 mil habitantes. Uma das portas de entrada para a região do Vale do Juruá, a cidade tem enfrentado desafios significativos no fornecimento de energia.

Atualmente, cerca de 6 milhões de litros de óleo diesel são consumidos em usinas para atender à demanda local.

A construção das torres da LT foi realizada com as devidas autorizações do Ibama e da Funai. O traçado atravessa terras indígenas, o que foi necessário para otimizar o percurso e reduzir a extensão da linha.