Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Senado 17 indicações para as diretorias de nove agências reguladoras, sem incluir um nome para a quinta vaga aberta na diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica com a saída do diretor Hélvio Guerra.  As indicações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União da última segunda-feira, 16 de dezembro.

Lula confirmou, no entanto, o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, para o cargo de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O técnico foi indicado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que teve dificuldades em emplacar a indicação do secretário de Energia Elétrica, Gentil Nogueira Jr, para a vaga na Aneel.

Mendes ocupa atualmente a função de presidente do Conselho de Administração da Petrobras, na qual deve permanecer  até ser aprovado pelo Senado, como os demais integrantes da lista, e nomeado em seguida pelo Presidente da República.

Outro nome escolhido para a ANP foi Artur Watt Neto, procurador da Advocacia-Geral da União (AGU), especializado em Direito do Petróleo. Watt deve ocupar a diretoria-geral da autarquia, caso seja aprovado pelos senadores.

Para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) foram indicados Alessandro Facure Neves de Salles Soares para o cargo de diretor-presidente, Lorena Pozzo e Ailton Fernando Dias para cargos de diretoria.

Os nomes para a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) são: Larissa de Oliveira Rêgo, Cristiane Collet Battiston e Leonardo Góes Silva.

Confira a relação dos demais:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): Leandro Pinheiro Safatle (diretor-presidente), Daniela Marreco Cerqueira e Diogo Penha Soares (diretoria).
Agência Nacional de Mineração (ANM): José Fernando de Mendonça Gomes Júnior (diretor-geral).
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio, atual diretor (diretoria-geral).
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): Wadih Damous Filho (diretor-geral).
Agência Nacional do Cinema (Ancine): Patrícia Barcelos (diretoria).
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): Tiago Chagas Faierstein (diretor-presidente) e Rui Chagas Mesquita (diretoria).