Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eneva informou em comunicado ao mercado na última terça-feira, 17 de dezembro, que teve início a operação comercial do primeiro trem de liquefação da instalação de acondicionamento de gás natural liquefeito, após a realização dos comissionamentos necessários e o aval para autorização dado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

A planta de liquefação fica nas adjacências da Unidade de Tratamento de Gás Natural do Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes (MA), é suprida pelo gás que vem das concessões da Bacia do Parnaíba e contemplará mais um trem de liquefação de gás natural. O segundo trem da planta está em fase de comissionamento, com o início da operação comercial esperado para as próximas semanas. Após a partida do segundo trem, a capacidade da planta será de 600.000m³/dia.

A Eneva diz já ter três contratos de venda de GNL firme a partir da planta, com prazos de suprimento entre 3 e 10 anos, sendo dois contratos para clientes industriais e um para uma distribuidora. Com a entrada da operação comercial do primeiro trem da Planta e o início dos contratos, a companhia – que segue buscando novos contratos – inaugura o modelo de negócios de venda de gás liquefeito em pequena escala, viabilizando a monetização do gás natural com volumes firmes e fortalecendo a frente de comercialização para terceiros.