Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Siemens Gamesa chegou a um acordo para vender seu negócio de eletrônica de potência para a suíça ABB. Essa divisão é responsável por projetar e fabricar conversores, inversores e gabinetes de controle para as indústrias eólica, solar e de armazenamento. O negócio de geradores não está incluído no acordo e permanece com a Siemens Gamesa.

As partes concordaram em não divulgar o preço de compra. O acordo inclui a transferência de cerca de 400 funcionários, duas fábricas localizadas na Espanha, bem como ativos adicionais nos EUA, China, Índia e Austrália.

Como parte da transação, ambas as empresas firmaram um acordo de colaboração de longo prazo por meio do qual a ABB fornecerá eletrônica de potência para turbinas da Siemens Gamesa, tanto onshore quanto offshore.

Em nota, Vinod Philip, vice-presidente executivo de energia eólica na Siemens Energy, destaca que o principal objetivo para a Siemens Gamesa é atingir lucratividade, o que requer um foco dedicado em seu negócio principal. E que a decisão deixará a Gamesa Electric melhor posicionada para prosperar sob o guarda-chuva da ABB. No entanto, por meio deste acordo de cooperação, a produtora de aerogeradores garante capacidades essenciais de fornecimento.

A transação deve ser concluída no segundo semestre de 2025 e está sujeita às aprovações regulatórias das respectivas autoridades.

ABB reposiciona marca para focar em transição energética