Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Prefeitura de Uberlândia (MG) contabilizou uma economia de cerca de 61,73% nas contas de energia elétrica que atendem ruas, praças, avenidas e outros equipamentos públicos. O percentual, apurado com base no comparativo entre 2023 e 2019 (ano que antecedeu o início da vigência do contrato de parceria público privada com a empresa Engie, conhecido como PPP da Iluminação Pública), aponta que a redução nos custos ao Município chega à ordem de R$ 14 milhões anuais. Ainda, por ter maior eficiência energética, a PPP contribui para a diminuição de emissões de gases do efeito estufa.

Os dados integram o balanço feito pela Engie Soluções para a Prefeitura de Uberlândia, no dia 12 de dezembro deste ano. Ainda conforme a apuração, entre abril de 2020, quando as primeiras luminárias de vapor de sódio começaram a ser trocadas por lâmpadas de led, e outubro de 2024, 95.852 pontos de luz foram contemplados, modernizando e ampliando o parque de iluminação da cidade.

De acordo com a prefeitura, além de trazer economia aos cofres públicos, a PPP da Iluminação permitiu e tem permitido a expansão do serviço. Isso é possível porque esse processo de redução de gastos gera um saldo, proveniente da arrecadação da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip), que garante a disponibilidade de recursos para investimento em novas benfeitorias e melhorias estratégicas na iluminação da cidade.