O ano de 2024 caminha para o fim com um balanço positivo em relação à pauta verde, que avançou no Congresso Nacional com a aprovação de projetos como o da Política Nacional de Transição Energética, mercado de carbono, eólicas offshore (apesar dos jabutis) e Combustível do Futuro. A falta de tratamento para as ineficiências do setor elétrico, em contrapartida, foi um dos pontos negativos, na avaliação do presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico, Mário Menel.

Em entrevista ao CanalEnergia Live, Menel falou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, da expectativa de que o projeto de reestruturação do setor elétrico finalmente seja apresentado pelo Ministério de Minas e Energia no início de 2025. “Subsídios, sinal de preço, abertura de mercado, flexibilidade da operação, isso realmente não andou. Há uma promessa do ministro de Minas e Energia de que no início do próximo ano vai andar essa pauta. A pauta verde vai ser regulamentada e essa pauta de maior interesse do setor elétrico vai andar.”

O ano que vem vai ser o ano da COP30 e de início da regulamentação de temas da pauta verde, como o mercado regulado de carbono, mas também deve ser o ano de mobilização em torno dos grandes temas do setor elétrico, recomenda Menel. Não por acaso,  são temas relacionados ao próprio redesenho do setor.

Assista a entrevista na íntegra: