Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Cemig conectou a subestação Monte Alegre de Minas 2 ao sistema elétrico da região do Triângulo Mineiro. A nova conexão é parte de um plano de investimentos que a companhia vem desenvolvendo para oferecer mais energia necessária ao desenvolvimento regional, com qualidade e segurança no fornecimento.

De acordo com a Cemig, o empreendimento vai beneficiar de forma direta 1,2 milhão de pessoas, sobretudo nos municípios de Araguari, Uberlândia, Uberaba e Monte Alegre de Minas. A SE insere uma nova fonte de energia proveniente do Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio da conexão via linhas de transmissão de 345 kV, e contribui para melhorar a continuidade do atendimento na região, a partir de uma rede elétrica mais encorpada e resiliente.

Para conectar a nova subestação de 345 kV, construída pela empresa Isa Cteep, a Cemig investiu R$ 22,7 milhões em obras de adequação na SE Monte Alegre de Minas 2, com construção de casa de controle e sistemas de telecomunicações, recapacitação das linhas de distribuição em 138 kV que conectam as subestações Monte Alegre de Minas 1 à Monte Alegre de Minas 2 e Monte Alegre de Minas 1 à Monte Alegre de Minas 3, além da construção de 20 km de linha em circuito duplo para conectar a nova instalação ao sistema elétrico regional.

A conexão da SE Monte Alegre de Minas 2, juntamente com as recém entregues subestações Uberlândia 10 e Araxá 3, todas da Rede Básica, vai favorecer a melhoria de desempenho do sistema elétrico de distribuição da Região do Triângulo Mineiro, garantindo continuidade das linhas de distribuição, melhoria nos níveis de tensão das subestações e conexão de novos clientes.