Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A ISA Energia Brasil vai investir mais de R$ 200 milhões até o final deste ano para cumprimento de seu plano de operação para a alta temporada. Essa ação acontece diante da crescente demanda por energia durante o verão nas regiões da Baixada Santista e o Litoral Norte e Sul de São Paulo. Os valores serão destinados a manutenção e renovação de ativos, serão incursões em 23 subestações com a substituição de 420 equipamentos, além de inspeções aéreas, terrestres e manutenções em linhas de transmissão.

Em uma reunião que contou com a participação de diversos agentes, incluindo transmissoras e distribuidoras locais, foi formalizado um grupo de trabalho e firmados pactos de apoio mútuo para monitorar continuamente as condições do sistema responsável pelo atendimento das regiões. Assim estabeleceu uma atuação conjunta, com recursos e equipes, em caso de eventuais contingências.

A companhia também afirmou dispor de um plano de contingência que envolve pessoas, materiais e outras iniciativas que contribuem para agilizar o deslocamento de equipes para as áreas de difícil acesso, como um helicóptero estrategicamente localizado em Cubatão. E uma subestação móvel de outro agente, numa solução temporária de fornecimento que pode ser utilizada em situações emergenciais.

Outra frente importante é a renovação do parque instalado. Grande parte da infraestrutura da Baixada Santista foi construída na década de 1970, o que torna necessária sua constante modernização. Em reforços e melhorias, que visam à modernização de ativos já existentes, estão sendo realizadas aprimoramentos de equipamentos, como transformadores de potência e corrente, disjuntores e sistemas de proteção e controle.

Com iniciativas que se estendem até a segunda semana de março de 2025, a ISA ainda terá equipes estrategicamente localizadas, kits de torres de transmissão de emergência (podem ser montadas em apenas um dia) e realocação de transformadores.

No Réveillon de 2022/2023, o Litoral Paulista registrou demanda de 1.685 MW, energia suficiente para atender o equivalente a 5,7 milhões de pessoas, mais do que o dobro da população fixa da região. Na ocasião, a empresa colocou em operação seu sistema de armazenamento. Em 31 de dezembro de 2022, foi realizada a primeira descarga de energia armazenada no sistema para reduzir o pico de carga e evitar interrupção no fornecimento. Assim como a segunda descarga, no mesmo dia em 2023.