fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A carga consolidada no Sistema Interligado Nacional deve subir 4,2% em janeiro, chegando a 82.983 MW médios segundo projeção apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nessa quinta-feira, 26 de dezembro, primeiro dia da reunião do Programa Mensal de Operação para janeiro de 2025. Para fevereiro, a perspectiva é de um avanço de 5,3% (87.710 MWm), com impactos no calendário devido a falta do carnaval. No acumulado do ano a variação está inicialmente prevista em crescimento de 5,1%.
Na análise por submercado, o Sudeste/Centro-Oeste aparece com alta de 3,3% em janeiro e de 6,2% no mês seguinte; Sul com variação de 4,9% em janeiro e 1,2% em fevereiro; Nordeste com 3,3% e 4,1% e Norte perfazendo 10,5% e 10,4% respectivamente. Já no fechamento deste mês as informações apontam para 81.068 MW médios, maior do que os 80.402 MWm verificados no ano anterior. A previsão do planejamento do setor é de que a carga cresça 3,3% em média ao ano até 2029.
Entre os destaques de afluências ao fim de dezembro, a projeção indica 103% da Média de Longo Termo para o SE/CO, 58% da MLT no Nordeste, 89% no Norte e 202% da MLT no Sul. A expectativa é de que o SIN encerre o ano com 105% da MLT.
Na próxima semana operativa são esperados despacho térmicos adicionais apenas para atendimento da região de Manaus, assim como expectativa de Exportação de Vertimento Turbinável. Quanto a precipitações, SE/CO, Nordeste e lado leste do Norte do país devem contar com bons volumes nos próximos dias.
No Sul, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro devem ser registradas temperaturas variando pouco em relação à média, com as demais regiões tendo previsões acima do normal. A síntese do verão indica um janeiro mais chuvoso, diminuindo ao longo dos meses. Há ainda a perspectiva de formação de um La Niña de curta duração e fraca intensidade, mas ainda tendo divergências entre os modelos e consensos entre meteorologistas.