fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou uma chamada pública para apresentação de projetos que visem reduzir o custo de geração de energia elétrica na Amazônia. A iniciativa prevê R$ 372 milhões em investimentos destinados a sistemas isolados na região Norte, com prazo para submissão de propostas até 21 de fevereiro de 2025 através do site.
Os recursos, provenientes do Fundo Pró-Amazônia Legal, serão disponibilizados por meio do programa Energias da Amazônia. A iniciativa do MME busca aprimorar o atendimento aos sistemas isolados na região, promovendo soluções como a interligação de sistemas, inserção de fontes renováveis em usinas térmicas, eficiência energética e redução de perdas.
O Comitê Gestor do Pró-Amazônia Legal (CGPAL) adotará como critérios de seleção os projetos que proporcionem maior benefício à Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), promovam a redução de gases de efeito estufa e gerem impactos socioeconômicos positivos. Parte do financiamento será viabilizada por meio de parcerias público-privadas. Segundo o edital, podem apresentar propostas instituições como Eletrobras, agentes de distribuição que atuam na Amazônia Legal, geradores de energia elétrica, além de associações, instituições de pesquisa e fornecedores de equipamentos do setor energético.