fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Copel concluiu as obras para ampliar a capacidade de transmissão de energia na linha que conecta as subestações Umbará, em Curitiba, e Gralha Azul, em Araucária, reforçando a segurança no atendimento à Região Metropolitana com benefício direto a 50 mil consumidores. A recapacitação desse circuito com 4,2 km de extensão foi iniciada em setembro de 2024 e entregue já no fim de dezembro, dez meses antes do prazo definido pela Aneel.
Segundo a companhia, a substituição dos antigos cabos de energia convencionais por cabos de alumínio com alma de fibra de carbono (ACFR) foi o destaque da obra, que foi orçada em R$ 12 milhões. O uso deste tipo de condutor, mais leve e resistente a altas temperaturas, evitou a necessidade de troca das torres originais da linha.
As cadeias de isoladores e o sistema de amortecimento da linha também foram trocados e houve, ainda, obras de adequação nas subestações Umbará e Gralha Azul. A companhia aponta que a intervenção garante maior segurança ao Sistema Interligado Nacional, especialmente quando o intercâmbio de energia entre as Regiões Sudeste e Sul está alto e a Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA) precisa operar com potência máxima.
Copel avança na automação das redes e prevê R$ 51,5 mi em novos aportes