Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A fonte solar atingiu a marca de 52 GW de potência instalada no Brasil, segundo balanço da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). De acordo com a entidade, o setor trouxe ao Brasil mais de R$ 238,3 bilhões em novos investimentos desde 2012, tendo gerado mais de 1,5 milhão de empregos verdes e contribuiu com mais de R$ 73,8 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

O balanço considera o somatório da geração própria solar via pequenos e médios sistemas (com 34,8 GW) e das grandes usinas solares (com 17,4 GW) espalhadas pelo país. Atualmente, a tecnologia representa 21,4% de toda a capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, sendo a segunda maior.

No entanto, a Associação está preocupada com o novo aumento do imposto de importação sobre módulos fotovoltaicos. de 9,6% para 25%, anunciado em novembro do ano passado. Entre outros desafios reportados estão as negativas das distribuidoras de conexão de novos sistemas por alegação de inversão de fluxo de potência, no caso da geração distribuída. E na geração centralizada, os cortes de geração de energia (curtailment ou constrained-off) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).