fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Sistema Interligado Nacional (SIN) deve chegar ao fim de junho com armazenamentos entre 62% e 92%, segundo estudos prospectivos apresentados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) da última quinta-feira (9). Apesar de ter fechado 2024 com níveis de 53%, dezembro foi de Energia Natural Afluente (ENA) em torno da média e a perspectiva de afluências para os próximos meses deve levar a recuperação dos reservatórios, conforme prevê também a Climatempo.
Para o último dia de janeiro, considerando o cenário inferior, a expectativa do Operador é de 55,4%, 42,4%, 48,4% e 53,6% da energia armazenada máxima nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. No cenário superior, há a previsão de 64,3%, 80,7%, 58,3% e 82,3% considerando a mesma ordem. Para o SIN, os resultados devem ser de 55,3% da EARmáx, para o cenário menos favorável, e de 65,3% para o mais favorável.
De acordo com a análise menos favorável, a indicação é de uma ENA abaixo da média histórica para todos os subsistemas neste mês. A previsão para o SE/CO, Sul, Nordeste e Norte é de 75%, 94%, 36% e 74% da MLT, respectivamente. Para o SIN, o estudo aponta condições de afluência prevista de 71% da MLT, sendo o 12º menor valor para o mês de um histórico de 94 anos.
Considerando o cenário mais favorável, as projeções são de 104%, 90%, 64% e 92% da MLT, respectivamente, para o Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Para o SIN, os resultados apontam para condições de afluência de 96% da MLT, sendo o 44º menor valor para um histórico de 94 anos.
Deliberações
Na reunião, foi autorizada a realização de testes e a importação de energia elétrica pela Bolt Energy a partir da Venezuela para atendimento ao sistema elétrico de Roraima. O assunto agora segue para apreciação da Aneel, conforme rito legal. Além disso, foram realizadas deliberações acerca do reconhecimento da relevância da Linha de Transmissão em 500 kV Gentio do Ouro/Bom Jesus da Lapa C1 e C2, fundamental para otimizar a geração de energia renovável no Nordeste.
Também foi discutido o aditamento de contratos de geração de energia elétrica destinados ao atendimento das cargas dos municípios de Anamã, Caapiranga e Codajás, localizados no Estado do Amazonas e abastecidos por sistemas isolados.
Entre outros assuntos, o Comitê destacou o sucesso da operação especial realizada pelo ONS durante as festividades de fim de ano, que não registraram ocorrências com corte de carga envolvendo a Rede Básica. Já o ONS informou que dezembro registrou recorde na geração instantânea de energia fotovoltaica, atingindo 19.132 MW no dia 9.