fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Elera Renováveis concluiu a expansão do complexo solar Janaúba, localizado no norte de Minas Gerais, com a entrada em operação comercial da terceira fase do empreendimento, batizada de Irapuru. O projeto adicionou 422 MWp de capacidade instalada ao complexo, que agora soma 1.617 MWp. Toda a energia gerada pelo complexo foi comercializada no Ambiente de Contratação Livre (ACL), com contratos de autoprodução de mais de 15 anos firmados com diversos clientes.
O investimento total no projeto foi de R$ 5 bilhões e a geração do complexo equivale ao consumo residencial de energia elétrica de 1,2 milhão de pessoas, além de evitar a emissão de aproximadamente 850 mil toneladas de CO₂ por ano. Janaúba conta com 2,9 milhões de módulos solares distribuídos em 27 usinas fotovoltaicas, ocupando uma área de 3,8 mil hectares, o equivalente a 5,2 mil campos de futebol.
Durante a construção do complexo, foram gerados 15 mil empregos diretos e indiretos. A Elera informou que também investiu no desenvolvimento socioeconômico da região, com destaque para a inclusão feminina. A equipe de pré-montagem na terceira fase foi composta exclusivamente por mulheres, resultado de um programa de capacitação voltado à comunidade local.