fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A ABB está investindo em uma parceria estratégica com a Edgecom Energy, startup de gerenciamento de energia sediada em Toronto, no Canadá. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para ajudar os usuários industriais e comerciais a gerenciar e reduzir os picos de demanda por eletricidade. O acordo, cujo valor não foi divulgado, envolve um investimento minoritário por meio da ABB Eletrificação Ventures, o braço de capital de risco da ABB Eletrificação.
A Edgecom foi uma das vencedoras do ABB’s 2024 Startup Challenge. e segundo a fabricante, é a primeira startup a usar um copiloto de IA generativa para otimizar a experiência do usuário a partir de dados complexos e com uma interface fácil de usar. No caso, a empresa também tem a escalabilidade e a interoperabilidade que a ABB está procurando à medida que aumenta seu ecossistema de IA para gestão. O investimento eleva o portfólio total da ABB Eletrificação Ventures para 15 empresas, com aportes que totalizam 80 milhões de euros desde 2021. Ela integra a ABB Ventures, que investiu mais de US$ 450 milhões em 70 startups nos setores de eletrificação e automação desde 2010.
A ideia agora é que as equipes de inovação da divisão Smart Power da ABB colaborem com a Edgecom para desenvolver novas soluções habilitadas para para ajudar os clientes na América do Norte a economizar energia e reduzir custos. A I.A como um divisor de águas para o segmento e o setor elétrico em geral foi tema inclusive de uma das Reportagens Especiais de fim de ano do CanalEnergia.
Saiba mais: