Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Desde 1° de janeiro a NTS e a Transportadora Associada de Gás contam com a interligação das malhas que permite que o gás natural seja diretamente movimentado entre as instalações das transportadoras entre Cabiúnas-Vitória e Cabiúnas-Reduc III, próximo ao Terminal de Cabiúnas. A Autorização de Operação foi concedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no fim de dezembro. Localizada no município de Macaé (RJ), a interligação é composta por uma tubulação de 24 polegadas, além de instalações auxiliares. Para sua construção, foram investidos cerca de R$ 46 milhões, sendo R$ 33 milhões da NTS e R$ 13 milhões da TAG.

A interconexão possibilita a transferência do gás diretamente entre as transportadoras, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, o que representa mais um passo de integração das áreas de mercado do sistema nacional, aumentando a competitividade e segurança do suprimento do energético. TAG e NTS já assinaram os primeiros contratos mensais com a Eneva e  BTG Pactual Commodities na interconexão entre os sistemas, totalizando cerca de 220 mil m³/dia.

Para a NTS a interligação é uma solução logística estratégica para a segurança no abastecimento de gás natural no país e que permite que as transportadoras tenham um aumento de flexibilidade operacional e comercial. A infraestrutura contribui para que o gás do pré-sal abasteça o Brasil, chegando tanto ao Sul quanto ao Nordeste, impulsionando o desenvolvimento da economia e das indústrias dessas regiões.

Com esse investimento, explica a TAG em comunicado, há um avanço rumo à integração das áreas de mercado no país, permitindo o aumento da possibilidade de transações comerciais  de gás natural entre agentes localizados ao longo das malhas das três transportadoras (TAG, NTS e TBG).  Esse foi um passo que visa a criação de um hub nacional de comercialização, reforçando o papel estratégico da infraestrutura de transporte em viabilizar o acesso do mercado às múltiplas ofertas disponíveis no Brasil.

A tarifa de contratação do transporte nessa nova interconexão possui 90% de desconto em relação às tarifas de entrada e saída praticadas no Rio de Janeiro, mitigando os custos de utilização do trânsito entre as duas redes.