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A EDP registrou em 2024 mais de 610 mil clientes entre residências, comércios e indústrias com o fornecimento de energia interrompido em algum momento nas áreas de concessão da empresa devido a pipas nas redes elétricas. No período, foram  5.960 ocorrências desta natureza, o que representa uma média de 16 casos por dia.

Segundo a empresa, em muitos casos a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) ajuda a reduzir o impacto aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia, porém, os transtornos provocados por esse tipo de ocorrência podem ser grandes. Na maioria das situações, equipes técnicas precisam ser direcionadas para o atendimento em campo, realizar a retirada da pipa, limpeza da rede e reparo dos danos causados, e, por questão de segurança, os clientes próximos ao local ficam com o fornecimento de energia interrompido até a finalização dos trabalhos.

As linhas de pipas, com ou sem cerol ou produtos cortantes, causam desligamentos ao romper os cabos de energia e podem provocar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação. Com foco em conscientizar a população para um brincar seguro, a EDP tem desenvolvido ações de educação continuada junto a algumas comunidades. Uma destas iniciativas é o projeto Brincando com Pipas, no município de Guarulhos (SP), que tem ajudado a reduzir os indicadores de acidentes e clientes afetados ao longo dos anos.

O ciclo de 2024 do projeto, fruto de uma parceria entre a EDP e a empresa Evoluir, com o apoio da Secretaria de Educação do município, envolveu diretamente professores, gestores e alunos de cinco escolas de Ensino Fundamental de Guarulhos. Outras seis escolas da rede foram beneficiadas com a formação de educadores. Entre benefícios diretos e indiretos, o projeto alcançou  121 professores e 3.785 alunos, o que colaborou com a queda de 6% de ocorrências e de 14,15% de clientes afetados por pipas na região de atuação do projeto em relação a 2023.

 

Pipas causam transtorno para mais de 428 mil clientes da EDP