fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Copel tem instalado sistemas de reconfiguração automática para recomposição em desligamentos acidentais em sua rede de distribuição de energia. A ação faz parte do investimento de R$ 2,5 bilhões na automatização da infraestrutura elétrica no Paraná. Para 2025, serão instalados 2.600 novos religadores automatizados na rede elétrica da distribuidora.
De acordo com a empresa, esses sistemas são formados por dispositivos automatizados que atuam em caso de um desligamento e conseguem restabelecer o fornecimento de energia em poucos segundos. Em uma amostra avaliada em locais que já dispõem desses sistemas, o fornecimento de energia foi restabelecido em 86% dos casos de forma automática e rápida, antes do envio de uma equipe ao local.
Com o intuito de reduzir o impacto de um eventual desligamento, os equipamentos atuam para identificar e isolar o local de origem do problema na rede elétrica. Por exemplo, quando uma árvore cai sobre a rede ou um veículo bate em um poste, o sistema atua para que apenas a região mais próxima do evento siga isolada até o reparo. Isso garante a segurança do entorno e o restabelecimento do fornecimento para os demais clientes atendidos por este mesmo circuito, apontou a distribuidora.
Saiba mais:
Copel eleva aportes para R$ 3 bi e começa a olhar entrada da GD