Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou nesta sexta-feira (17) que foi concluído o teste de 96 horas da linha de transmissão Boa Vista – Santa Elena, para importação de energia da Venezuela para Roraima. Os resultados da avaliação do desempenho da instalação ainda estão sendo analisados e só serão divulgados na semana que vem, quando o ONS vai emitir parecer sobre a viabilidade da operação da interligação.

“Se a avaliação dos testes for positiva, a expectativa é iniciar a operação comercial já nas próximas semanas,” afirmou o operador em nota. A operação em teste de forma ininterrupta foi realizada entre terça e sexta-feira desta semana pela comercializadora Bolt Energia. Procurada, a Bolt não respondeu aos questionamentos sobre o teste.

O objetivo era verificar se a instalação do lado venezuelano está em condições de escoar energia com qualidade e continuidade para atendimento ao sistema isolado de Roraima. A operação vai aumentar a confiabilidade eletroenergética e reduzir o custo total do atendimento ao único estado brasileiro fora do Sistema Interligado Nacional.

O ONS calcula que o benefício econômico pode chegar a até 500 mil reais por dia com a importação de até 15 MW do sistema venezuelano, ao valor de R$ 1096,11/MWh. Apesar do preço elevado, a energia de fonte hídrica do país vizinho vai substituir a geração de térmicas a óleo, que são mais caras. Os testes foram autorizados pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), na reunião mensal de janeiro.

Saiba mais:

LT que interliga a Venezuela a RR passa por testes