fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Tradener anunciou a intenção de construir um novo parque eólico com capacidade de injetar 80 MW de energia no sistema nacional. A usina será instalada no litoral gaúcho entre as regiões de Osório e Santo Antônio da Patrulha. A força de geração equivale hoje a aproximadamente 4% da capacidade eólica do Rio Grande do Sul. O projeto Chicolomã poderá ter uma parte da sua energia destinada à um autoprodutor e a outra para o mercado livre de energia.
O anúncio foi feito pelo CEO da Tradener, Guilherme Avila. De acordo com ele, o projeto já está definido para o início das obras, dependendo apenas de algumas questões, como o fator cambial. De acordo ele, o câmbio fez o custo de implantação crescer mais que o preço de venda que a energia consegue comportar.
Há outras questões que ele aponta, entre elas as taxas de juros no Brasil nesse momento e o fato do país começar a registrar alguma sobra de energia, o que interfere diretamente na queda dos preços. Avila estima que o investimento desse projeto hoje seria em torno de R$ 500 milhões. Além desse projeto, a Tradener já participa de outro projeto eólico no estado, na cidade de Santa Vitória do Palmar. O parque Gran Sul, conduzido pela Statkraft Energias Renováveis, é planejado para gerar cerca de 300 MW. Hoje a Tradener é uma das maiores comercializadoras livres do país e no Estado do RS deve alcançar agora em 2025 a marca de 300 clientes que migraram do mercado cativo para o livre.