Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Unidade em Descomissionamento de Caldas (MG) da Indústrias Nucleares do Brasil teve a licença de operação do Ibama deferida no último dia 14 de janeiro. Esta é a primeira licença para o descomissionamento de uma mina de urânio no Brasil. A concessão aconteceu após análise técnica pela equipe responsável do órgão e tomada de decisão do presidente do órgão, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça.

Segundo o presidente da INB, Adauto Seixas, esse resultado é fruto do empenho sinérgico para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção da licença, tanto por parte das equipes técnicas e administrativas da empresa quanto do grupo de trabalho do Ibama, que envolveu avaliação de profissionais especializados nas áreas de flora, fauna, remediação ambiental, ciências sociais e gestão.

Seixas explicou que este é um marco importante para a estatal no avanço das ações de descomissionamento, por assegurar que a área da unidade em Caldas poderá ser disponibilizada para outros usos pela sociedade no futuro. O coordenador geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Fluviais e Pontuais Terrestres do Ibama, Edmilson Maturana, ressaltou a importância na obtenção dessa licença para o gerenciamento constante de um projeto com prazos e orçamentos onde tudo esteja mapeado.

Os próximos passos envolvem a publicação da Licença de Operação e a gestão das exigências desdobradas em condicionantes na própria licença, para o avanço do descomissionamento da Unidade.