Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Aneel emitiu o DRS-EVTE (Despacho de Registro da Adequabilidade do Sumário Executivo) referente à ampliação da hidrelétrica Fontes Nova, da Light, de 132 MW para de 292 MW de potência instalada. O documento permite à empresa entrar com pedido de licenciamento ambiental do empreendimento, que deve participar do Leilão de Reserva de Capacidade de 2025, previsto para 27 de junho. A agência reguladora anunciou nesta segunda-feira (20/01) que homologou a habilitação da UHE para o certame.

O projeto de ampliação apresentado pela Light prevê a instalação de três novas unidades geradoras com capacidade de 53,3 MW cada uma, em uma edificação que fica ao lado da atual casa de força da usina. O empreendimento tem três unidades geradoras em operação. Com o DRS-EVTE, além do licenciamento, a empresa pode requerer a adequação da Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos à ampliação pretendida.

A UHE está localizada no complexo hidrelétrico de Lajes, em Piraí, Rio de Janeiro, e foi inaugurada em 1942. O complexo é formado por oito reservatórios, uma pequena central hidrelétrica e três hidrelétricas. Além de energia, ele tem a função de abastecimento de água à região metropolitana do Rio de Janeiro.

Habilitação

Outras oito usinas hidrelétricas já foram habilitadas para o LRCAP desse ano: Jacuí (RS), Coaracy Nunes (AP), Governador Bento Munhoz (Foz do Areia/PR), Governador Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo/PR), Itapebi (BA), Luiz Gonzaga (Itaparica/BA), Cachoeira Dourada (GO) e Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera/PR). Juntas, elas acrescentam 4.112,3 megawatts (MW) de potência ao sistema elétrico.

O prazo para cadastramento de usinas para o leilão de capacidade na Empresa de Pesquisa Energética foi iniciado em 13 de janeiro e será encerrado às 12h do dia 14 de fevereiro.