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Os consumidores da Cemig contaram com uma redução de aproximadamente 2,5 horas no DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) percebido. Segundo a companhia, o valor representa uma diminuição de cerca de 14% na quantidade de interrupções e de 13% no tempo de restabelecimento do serviço. Para alcançar esse resultado, a estatal mineira reporta ter investido mais de R$ 4,5 bilhões apenas no ano passado na sua rede de distribuição que abrange 774 municípios e cerca de 9 milhões de clientes.

Entre os destaques está a construção de mais de mil km de linhas de alta tensão, 9 mil km de redes de média tensão, além da entrega de 30 novas subestações em todo o estado. A empresa também ressaltou ter aplicado recursos e medidas para automatizar seu sistema elétrico e reduzir o tempo de desligamento em caso de ocorrências. No ano passado, cerca de 2.700 religadores foram instalados na rede de distribuição.

Outro foco foi a preparação para o período chuvoso, que em Minas Gerais ocorre entre outubro e março. Somente de outubro a 1ª semana de janeiro, o Centro de Meteorologia da Cemig detectou mais de 940 mil raios em todo o estado, demonstrando o desafio para a operação nesta época do ano. Mais de R$ 300 milhões foram direcionados para ações que visam reduzir ocorrências causadas por quedas de galhos e árvores sobre a rede, além da limpeza de faixa de servidão e inspeções de circuitos elétricos. Foram podadas mais de 730 mil árvores e inspecionados mais de 140 mil km de redes.

Por fim, a empresa relata um esquema especial para garantir o fornecimento de energia. Para os dias secos são 2.800 profissionais, subindo para 3.500 em dias de chuva. Já em dias críticos, com grande impacto no sistema elétrico, a empresa pode mobilizar mais de 8 mil, priorizando o restabelecimento da energia e suspendendo atividades programadas, como serviços comerciais e obras.