Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A UHE Mascarenhas, localizada no Espírito Santo e com 198 MW de capacidade instalada, recebeu a certificação Gold no Hydropower Sustainability Standard (HSS), concedida pela Hydropower Sustainability Alliance (HSA). A usina é operada pela Paraty Energia em parceria com o fundo britânico Victory Hill.

Com 50 anos de operação completados em 2024, a UHE Mascarenhas passou por uma transformação desde sua aquisição em 2022, por R$ 1,2 bilhão. Desde então, investiu em melhorias de processos e ferramentas para se consolidar como referência global em gestão e sustentabilidade.

Ao longo do período de auditoria, o HSS avaliou 12 tópicos relacionados à resiliência climática, governança, preservação ambiental, relacionamento com os stakeholders, entre outros. A certificação Gold da UHE Mascarenhas comprova o compromisso da hidrelétrica com práticas sustentáveis, harmonizando operação, meio ambiente e comunidade local. Além disso, reforça o papel estratégico das hidrelétricas brasileiras na matriz elétrica, garantindo energia limpa e confiável em um cenário de mudanças climáticas.

O trabalho de integração realizado pela equipe da Paraty Energia/UHE Mascarenhas junto à comunidade desde o início de sua administração demonstrou o real compromisso da empresa para que a usina se torne uma verdadeira ferramenta de desenvolvimento socioeconômico e melhoria das condições de vida das comunidades no entorno da usina, caminho fundamental para a sustentabilidade.

Em dois anos de administração da Paraty, a UHE Mascarenhas se aproximou da comunidade de Baixo Guandu (ES) onde está localizada e implantou mais de 15 projetos socioambientais, investindo cerca de dois milhões de reais. Uma das ações implantadas foi o programa de visitas para alunos e comunidade às instalações da usina. Somente em 2024, o programa recebeu mais de 1.500 visitantes, promovendo uma conscientização sobre a geração de energia limpa e maior aproximação com a comunidade da região.