Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A manutenção do cenário atual de chuvas nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional cria uma perspectiva favorável de manutenção da bandeira tarifária verde ao longo de 2025. A avaliação foi feita pelo diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, em conversa com jornalistas nesta terça-feira, 21 de janeiro.

Ele lembrou que o atual período úmido começou de forma intensa, com chuva nos locais importantes, que são as cabeceiras dos principais reservatórios do país. Ressalvou, porém, que a expectativa em relação à bandeira tarifária só deve se confirmar de forma categórica ao fim do período úmido, em abril, porque é exatamente no momento em que é possível verificar o nível dos reservatórios do Brasil, já na transição para o período seco.

“Se continuarmos com esta previsão de chuva, e, principalmente, nos locais onde está chovendo, a perspectiva é que tenhamos bandeira verde ao longo do ano. E, claro, em alguns momentos de um stress maior durante o período seco, a bandeira pode variar entre amarela e vermelha, mas a perspectiva para o ano é muito favorável. E nós também esperamos que o comportamento tarifário ao longo do ano seja também o mais previsível possível.”