fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
De acordo com o relatório “Solar global: quatro coisas a serem observadas em 2025”, produzido pela Wood Mackenzie, o mercado fotovoltaico continuou sua tendência de crescimento em 2024, atingindo novos patamares. No entanto, várias limitações, como incerteza política, medidas protecionistas e gargalos de interconexão e transmissão, interromperão a tendência de crescimento anual da construção solar.
Os principais temas observados incluem adaptação a um novo paradigma político mais incerto, capitalização do crescimento do data center, a racionalização na fabricação e uma nova era de eficiência de ativos.
O relatório diz que a indústria solar se adapta a um paradigma político mais incerto. O mercado solar global atingiu 495 GWdc de capacidade instalada em 2024, um aumento de 14% em comparação a 2023. Mas a tendência de crescimento provavelmente reverterá o curso em 2025, de acordo com o relatório.
Para Sylvia Leyva Martinez, analista principal de energia solar fotovoltaica em escala de utilidade pública da América do Norte para a Wood Mackenzie, a incerteza pós-eleitoral, os incentivos decrescentes, as reformas do setor de energia e uma mudança para agendas climáticas menos ambiciosas levarão as instalações solares a estagnar em 493 GWdc após anos de crescimento exponencial.
Os Data Centers não ficaram de fora. A energia solar capitaliza o crescimento dessas estruturas, que terão aumento na demanda. Embora o crescimento futuro da demanda de data centers seja incerto, a Wood Mackenzie está monitorando mais de 100 GW de data centers propostos. Mesmo que apenas 50 GW dessa capacidade sejam adicionados nos próximos cinco anos, o crescimento da demanda nos próximos cinco anos pode ser tão alto quanto 10% ou 20% em muitas regiões dos EUA.
Segundo a analista, a demanda do data center por capacidade firme e de emissão zero remodelará a origem e o desenvolvimento de projetos solares. Para elas, os projetos serão pareados com eólica, armazenamento ou gás natural para atender às maiores necessidades de energia e haverá inovação em termos contratuais, modelos de negócios e arquiteturas de sistemas. Ainda segundo a analista, a competição por energia impulsionada pelo data center aumentará os preços dos Contratos.
O relatório diz que após dois anos de preços baixos de painéis solares devido ao excesso de capacidade global, os preços dos módulos aumentarão para compensar as perdas nos lucros que os fabricantes experimentaram.
Para Yana Hryshko, consultora administrativa e chefe de pesquisa da cadeia de suprimentos solar global da Wood Mackenzie, a China continuará dominando na fabricação e espera-se que os centros emergentes na Índia, EUA e Oriente Médio adicionem pelo menos 100 GW à capacidade global de fabricação solar. Ela conta que a coordenação dos fabricantes chineses, apoiada pelo governo chinês, será a chave para promover a racionalização da indústria.
Na parte tecnológica, as mudanças em equipamentos solares inaugurarão uma nova era de eficiência de ativos. A arquitetura do inversor de tensão aumentará para 2000 Vdc, reduzindo custos e melhorando a escalabilidade. Já os rastreadores inteligentes com tecnologia de IA aumentarão a eficiência e os robôs serão cada vez mais usados na construção e manutenção para lidar com os crescentes custos de mão de obra e escassez.