fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Norte Energia concluiu o ciclo de manutenção para garantir o pleno funcionamento das turbinas do Complexo Hidrelétrico Belo Monte, no sudoeste do Pará. O trabalho ocorre ao longo do ano e tem como finalidade assegurar a disponibilidade das 24 Unidades Geradoras (UGs), sendo 18 de Belo Monte e seis de Pimental, que juntas admitem 11,2 GW em potência instalada.
O início de cada ciclo de manutenção começa no período que antecede a cheia do rio Xingu, quando há maior capacidade de produção de energia, demandando mais de cada turbina. A empresa esclarece que o trabalho é mais do que um ajuste técnico, sendo fundamental para garantir a operação responsável pelo atendimento de 10% da demanda do país, tendo atingido 12% em março do ano passado.
Ao longo do ano, todas as UGs são submetidas ao extenso programa de manutenção preventiva, entretanto, por meio de critérios de engenharia, algumas UGs são selecionadas para manutenção de grande porte, que envolve uma inspeção detalhada. Em 2024, o programa foi executado em quatro turbinas de Belo Monte e em duas de Pimental, com duração de 145 dias úteis. Envolveu 100 profissionais que dedicaram 120 mil homem-hora na execução das manutenções.
As atividades, finalizadas em dezembro, abarcam inspeções detalhadas, substituição de componentes, ajustes mecânicos, ensaios elétricos e modernização de sistemas. Além de atender à demanda crescente nos meses de maior geração, o funcionamento otimizado da usina permite uma gestão integrada com o Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a onda de calor recorde no Brasil em 2024, Belo Monte contribuiu nos momentos de pico de consumo nacional e chegou a atender, sozinha, 12% da energia elétrica necessária.