Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A aprovação do marco legal das eólicas offshore foi comemorada pelo Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul. A presidente Daniela Cardeal celebrou o momento como uma oportunidade única para o estado, destacando o potencial gaúcho em infraestrutura e logística.

De acordo com ela, o Porto de Rio Grande está passando por uma dragagem importante, tendo a possibilidade de fabricar embarcações e fomentar a indústria nacional, que é um dos objetivos da legislação. Ainda segundo Daniela Cardeal, o estado possui cerca de 30% do potencial brasileiro de eólicas offshore e está preparado para atender à crescente demanda por energia renovável.

Mas apesar da boa perspectiva, a presidente do sindicato alerta sobre a criação de unidades de conservação no litoral sul, que poderiam comprometer um terço do potencial de geração de energia no Rio Grande do Sul. Para ela, é essencial que o debate seja reconstruído com dados atualizados e envolvendo a sociedade para encontrar soluções que equilibrem desenvolvimento e sustentabilidade.